terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prepare-se para a declaração do Imposto de Renda

Apesar de a entrega da declaração de imposto de renda de pessoa física iniciar-se apenas no dia 1º de março, o contribuinte já pode (e deve) começar a separar os documentos necessários. O prazo para as instituições financeiras e fontes pagadoras fornecerem os informes de rendimentos encerra-se no dia 28 de fevereiro. Caso não receba o documento no referido prazo, é aconselhável solicitar ao emitente.

Fevereiro também é o prazo final para que os hospitais, laboratórios, clínicas, operadoras de planos de saúde e médicos informem à Receita Federal,  através da Declaração de Serviços Médicos - Dmed, os valores recebidos em 2010. Este é o primeiro ano que a Receita Federal irá cruzar as informações das pessoas físicas com as fornecidas pelos prestadores de serviços de saúde. Portanto, a declaração das despesas médicas irá requerer cuidado redobrado. 

Abaixo uma breve lista dos principais documentos necessários:

- última declaração do imposto de renda;
- informes de rendimentos de fontes pagadoras (rendimentos de salários, pró-labore, aluguéis etc);
- informes de rendimentos de instituições financeiras;
- recibos e comprovantes de pagamentos de plano de saúde e despesas médicas e odontológicas em geral etc;
- comprovantes de pagamentos de despesas com educação;
- documentos comprobatórios de compra e venda de bens (casa, apartamento, terreno, veículos etc).

Como houve alteração no programa para envio dos dados, é importante que o contribuinte se antecipe e não deixe para fazer sua declaração na última hora, cujo prazo encerra-se às 23h59min do dia 29 de abril de 2011. Outras novidades como a extinção do formulário, alteração do valor da obrigatoriedade, declaração em conjunto para homossexuais e reformulação do programa podem ser conferidas no Tome Nota (edição 88). Aqui o link http://ow.ly/3WQNA 

Assessoria Técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário